SUPREMO CAPÍTULO DO
RITO ECLÉTICO- S.C.R.E.

GRAUS FILOSÓFICOS DO RITO ECLÉTICO
A MAÇONARIA ECLÉTICA FILOSÓFICA
A estrutura filosófica do Rito Eclético compreende em: Capitulo do Santo Arco Real de Jerusalém (Liga Eclética: 1812-1844); Câmara Perfeição Eclética; Sublime Capitulo Eclético de Maçons Rosa-Cruzes; Conselho Eclético Filosófico de Cavaleiro Kadosch (Ditfurth: 1776-1783); Soberano Concílio; que são designados, genericamente, de Oficinas Litúrgicas.
2ª Classe – Capitulo do Santo Arco Real de Jerusalém
Grau 4 - Mestre do Arco Real
O Grau de Mestre do Arco Real tem como objetivo mostrar a nova e intensa vida que o Mestre Maçom pode atingir, bem como o nível elevado de consciência que isso envolve. Não se concebe alcançar maior nível possível do que aquele onde o humano se une à consciência divina e conhece à maneira que Soberano Arquiteto do Universo conhece. E sendo este o nível que o Grau Arco Real trata em suas cerimônias, conclui-se que a Maçonaria, como sistema sacramental, alcança seu clímax e culminação nesse grau.
3ª Classe – Câmara Perfeição Eclética
Grau 5 - Perfeito e Sublime Maçom ou Filósofo do Triangulo Perfeito
O Perfeito e Sublime Maçom ou Filósofo do Triangulo Perfeito é aquele que procura a Palavra Perdida da lenda de Enoque. A lenda do grau diz que esse título foi criado por Salomão justamente para premiar os Mestres que encontraram a Palavra Sagrada oculta por Enoque. E um Grau Bíblico que tem parte baseada na história da sarça ardente e parte baseada na lenda de que Salomão fez construir embaixo do Sanctum Sanctorum um local para reunião dos Perfeitos e Sublimes Maçons.
4ª Classe - Sublime Capitulo Eclético de Maçons Rosa-Cruzes
Grau 6 - Soberano Príncipe Rosa-Cruz
O Grau de Soberano Príncipe Rosa-Cruz pertence à categoria dos Graus Gnósticos e Superiores, sendo consagrado à vitória da luz sobre as trevas, ao culto evangélico e ao advento de Cristo, à encarnação do Verbo. O Grau foi instituído para representar o cristianismo em toda sua pureza; e perpetuar a memoria das inúmeras dificuldades, que experimentaram os primeiros iniciados para conservar e propagar.
5ª Classe – Conselho Eclético Filosófico de Cavaleiros Kadosch
Grau 7 - Cavaleiro Kadosch de Heredom ou Filósofo Eclético de Heredom
O Grau de Cavaleiro Kadosch de Heredom ou Filósofo Eclético de Heredom tenta ensinar ao inicio de uma série de lições de moral pelo uso de alegorias e simbolismo. A lição deste Grau é de ser fiéis a nós mesmos, para defender o que é certo e justo em nossas vidas. Crer em Ser Supremo, na pátria e em nós mesmos.
6ª Classe – Soberano Concílio
Grau 8 – Grande Inspetor Geral ou Sábio Mestre do Triângulo Perfeito
O Grau de Grande Inspetor Geral ou Sábio Mestre do Triângulo Perfeito é o último grau da escalada hierárquica do Rito Eclético. É um grau administrativo que encerra toda hierarquia filosófica do rito, e em seu ensinamento não contempla nenhuma lenda, tratando-se mais de uma espécie de coroação final do caminho percorrido anteriormente. É na realidade a coroação da alta administração, de um grande tribunal, um soberano concílio.
O Supremo Capítulo do Rito Eclético - S.C.R.E. reconhece em seus graus e qualidades, independentemente de rito, todos os Maçons das potências regulares por equivalências de graus.
